segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Florias de Bach

Helena Jardim além de ser psicóloga é terapeuta floral.É formada nessa área desde 1992, além do Floral de Bach, também trabalha com o Californiano e o Mineiro.No que consiste uma terapia floral? Bom, trabalhar com florais é equilibrar as emoções do paciente, buscando a consciência plena do seu mundo interior e exterior, já que a doenças se originam em grande parte nas emoções mais profundas, que estão em desequilíbrio.
Ela abrange, basicamente, três passos:

  1. Diagnóstico;


  2. Escolha de propriedades(o foco da terapia) -  o que é mais urgente deve ser tratado;

  3. Escolha da essência floral específica para cada momento emocional a ser tratado;
E sempre serão tratadas em quatro áreas do ser humano;
  1. O emocional;
  2. O mental;
  3. O físico;
  4. O espiritual;

Um pouco mais sobre os Florais de Bach

A Terapia Floral de Bach constitui-se num método simples e natural de curar através de essências obtidas de certas flores silvestres, que visam tratar das desordens da personalidade do paciente e não da condição física deste, encarada como secundária relativamente às condições psicológicas geradoras primárias.
Os remédios de Bach atuam no nível mental/espiritual ( Eu Espiritual), não interferindo com a cura do corpo por meio de outros mecanismos.Aceleram a recuperação da pessoa, atingindo os aspectos psicogenéticos da doença. Podem ser tomados jntamente ou funcionar coomo complemento de outras formas de tratamento, naturais ou não,homeopáticas ou alopáticas.
É necessário entender, em síntese, que para Dr. Bach a enfermidade é uma forma de consolidação, ao nível do corpo físico, de uma atitude mental.Uma vez tratada tal atitude mental, a enfermidade desaparecerá. Assim, a cura obter-se-á pela remoção da causa. Os remédios usados pela medicina tradicional aliviam os sintomas físicos da enfermidade, mas não são a causa subjacente: o estado mental. Tratar a personalidade do paciente e não a enfermidade é o princípio fundamental deste novo sistema de medicina.

                                                                                                                    Por Helena Jardim.
 (Psicóloga e Tarapeuta Floral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário