quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Curiosidades

Das Primeiras tramas ao Computador...

Ninguém imagina que uma simples e antiga engenhoca como o tear, que serve para jutor fios em sentidos diferentes até formar uma trama, também conhecida como malha, pudesse ser a pedra de toque de uma das maiores e mais incomparáveis invenções do homem: o computador. Pois é verdade.
No fim do século XVIII, o tear deixou de ser manual e passou a ser mecanizado. Por essa época, o francês Joseph-Marie Jacquard inventou um sistema de automatizar a tecelagem, através de uns cartões perfurados que serviam de guia para tecer os padrões de seda, que ficaram conhecidos com o seu nome.
Pouco  tempo depois, no século XIX, o inglês Charles Babbage, inspirado em Jacquard, projetou uma máquina analítica que usava cartões perfurados com o mesmo mecanismo de entrada e saída de dados.
Já no século XX, o americano Herman Hollerith aplicou o sistema de Jacquard e Babbage em máquinas de calcular. O resultado foi tão satisfatório que o Sr.Hollerith fundou nada mais, nada menos do que a IBM, anos depois, além de criar uma forma racional de pagamento de funcionários que lva o seu nome, conhecido como holerite.


Essa introdução, queridos leitores, foi só para vocês terem uma idéia do que significa essa antiga técnica de tecer fios. O tear não tece apenas fios, mas principalmente idéias, histórias, invenções, evoluções e progresso. O tear, além de sua função utilitária, é também objeto de terapia para muitas pessoas;há quem diga que o tear tem uma outra função "terapêutica", pois, enquanto estamos tecendo fios, tecemos pensamentos, harmonia, felicidade, satisfação e uma profunda ligação com o universo.

Tear



Tabulador de Hollerith




Primeiro Computador do mundo desenvolvido em Harvard e financiado pela IBM


           


                                              


                                               Texto enviado por uma cliente e amiga da loja. Escrito por Eliana Nakashima

Nenhum comentário:

Postar um comentário