segunda-feira, 5 de setembro de 2011


O nome em inglês das fadas "faeries" ou "fairyes", provavelmente é uma combinação de "fae", vinda da palavra "friend" (amigo, em inglês) e "eire", vinda de "green" (verde) significando, "Amigo Verde (Green Friend).
As primeiras histórias de fadas mostram que elas eram, de início, as personagens que levavam presentes aos recém-nascidos. Fadas podem ser vistas claramente apenas por animais e raramente por humanos, e se alguém tiver essa sorte, poderá, ao menos, ter visto rapidamente uma fada.
Mas há algumas poucas exceções, entretanto. A primeira delas é quando a fada usa uma técnica mágica, o glamour, para mudar a sua aparência física e assim, poder se mostrar aos humanos.
A segunda chance é de vê-las dançando e cantando num ritual que acontece no Verão, no dia em que o Sol está no ponto mais alto do céu.
A terceira chance de se ver uma fada através de uma pedra que tenha sido furada ao meio pela força da água.
O reino das fadas é comandado pela Rainha Titania e seu consorte Príncipe Oberon. O Folclore gaélico dá muita importância às fadas, tanto nas lendas, como nas músicas.
A crença nas fadas invadiu também as lendas celtas. Na Escócia, houve um famoso incidente, em que três mortais, Thomas the Rymer, Tam Lim e o padre Robert Kirk, autor do livro O segredo do povo dos Elfos, Faunos e Fadas, foram levados à Terra das Fadas.
Existem algumas hipóteses sobre a origem das fadas: Que elas tenham sido formadoras de uma raça, de estatura menor que a dos humanos e que moravam abaixo da superfície;
Alguns dizem que elas são Anjos Caídos, que foram expulsas do céu, após se negarem a cumprir uma ordem; As fadas também são vistas como espíritos dos ancestrais; São considerados também Deuses Antigos, que diminuíram em estatura por não aceitarem a Igreja Católica.
Mas as fadas fazem parte do imaginário popular graças aos contos e histórias de autores como os irmãos Grimm. Nestas histórias, elas têm papel decisivo, muitas vezes auxiliando o protagonista ou lhe concedendo uma graça que ele jamais poderia alcançar por si.

3 comentários:

  1. Olá ...

    Gostei do texto,explicativo...e gosto de fadas, o nome do teu blog me encanta sempre "Lago das Fadas", acho bonito, dá um encantamento, e esse "raramente visto por ser humano", nos diz da possibilidade de ter visto ou de ver... que maravilha!
    Bjs no coração.

    ResponderExcluir
  2. Po maneiro... eu sou atraido por coisas misticas,paga,ocultas etc..
    Acho que vo da um pulo no lago das fadas!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei da explicação sobre a origem das fadas, mas achei bastante mística e oculta, como disse o Thiago no comentário anterior. Gosto de fazer uma alegoria das fadas com objetos psicológicos, e busco algo parecido, pois nao sou ligada ao misticismo , respeito quem acredita, cada pessoa possui suas crenças, mas tenho uma página que chama :Bruta Flor vai ao Diva, e comparo as pessoas com flores, fadas, guerreiras, que enfrentam seus medos através do seu único e singular poder feminino, o da sensibilidade , o da doçura em desempenhar qualquer coisa na vida. Voce é psicóloga, ;e possível que possa me ajudar. E lhe convido para curtir nossa página no Facebook. Parabens pelo blog, belo dia!!

    ResponderExcluir