quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Palo Santo: A madeira sagrada


Palo Santo significa ” madeira sagrada “. Esta árvore vive na região sul-americana do Peru, Equador, Bolívia e Mato Grosso, no Brasil, amplamente utilizado por antigas culturas pré-hispânicas, como Tiwanaku e Inca .
A origem do Palo Santo é muito antiga. Os Xamãs Incas usavam esta madeira em seus rituais religiosos e espirituais como uma ferramenta para trazer boa sorte, afastar qualquer sinal de negatividade e como um meio de conseguir uma melhor comunicação espiritual com os seus deuses. Era usado, diariamente, em suas atividades espirituais e orações, para trazer também prosperidade, melhorar o humor e a limpeza de espaços e ambientes.
Esta árvore é encontrada também no ritual dos casamentos indianos. O casal deve plantar uma muda dessa árvore, na ausência de testemunhas, vinculando seus destinos para que a união dure para sempre; é usado para como fogo sagrado nas cerimônias e rituais, protegendo assim o espaço no qual se vai trabalhar, harmonizando-se aos elementos da natureza.

Tem um aroma muito agradável e reconfortante, um cheiro surpreendentemente forte e doce quando queimado, por isso também é usado como incenso. É considerado uma árvore com qualidades medicinais.  


Seus múltiplos benefícios fazem com que a energia do ambiente seja purificada, isso devido a substâncias como o limoneno, ingrediente ativo presente em uma alta porcentagem em seu tronco, responsáveis ​​pela limpeza física e espiritual de ambientes, tornando-o mais pacífico, equilibrado e harmonioso. Sua fumaça tem a propriedade de limpar e purificar o ambiente contra espíritos de baixa vibração energética e outras energias negativas.

Entre as suas propriedades medicinais, seu óleo essencial ou as cinzas (colocadas frias sobre a pele) são usados para o tratamento de feridas, cortes e machucados externos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário